Floripa Square é o projeto âncora do movimento que une iniciativas pública e privada, entidades e moradores
Florianópolis, um dos principais destinos turísticos do Brasil, é conhecida pelas belas praias, belezas naturais, restaurantes e beach clubs badalados. É a capital dos grandes eventos e shows. É a cidade que se destaca na tecnologia e inovação, sendo referência no estado e no país. São mais de quatro mil empreendimentos na área, tanto que em 2020, foi eleita como o melhor local para fazer negócios no setor de serviços, segundo o Ranking da Urban System. Boa parte em razão do crescimento de empresas de TI.
Quando se fala na capital dos catarinenses é a Ilha que na maioria das vezes é lembrada. A área continental, que já foi tão representativa para a cidade tem um grande potencial, mas que é pouco aproveitado. Segundo a ACIF, Associação Empresarial de Florianópolis, é um polo comercial com cerca de 600 estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços. Os bairros, Estreito, Balneário e Canto compreendem uma das regiões mais importantes da cidade em termos econômicos e populacionais, com uma grande possibilidade de crescimento na economia criativa, de tecnologias, e de fortalecimento do seu ecossistema.
Mas quem mora ou empreende na região do continente não visualiza toda essa importância do setor. Ainda existe uma baixa autoestima dos moradores e que pode ser vista, por exemplo, pela falta de investimento em imóveis e pelas fachadas de prédios e empresas que não são valorizadas e muitas delas cobertas por publicidade.
Distrito Criativo Estreitar: desafios e soluções
Em busca de uma solução para enfrentar os desafios e mudar a realidade da região do Estreito, surgiu a ideia de criar algo que pudesse estreitar as relações entre o Continente e a Ilha, e tornar os bairros mais prósperos e desenvolvidos economicamente. O Distrito Criativo Estreitar é um programa estratégico para desenvolvimento do território Estreito, Balneário e Canto, criado pelo ex-Superintendente de Ciência, Tecnologia, Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, coordenador do projeto, que logo foi abraçado por várias entidades, instituições, empresas e o poder público.
O Estreitar foi baseado na metodologia de criação e gestão do 22@, distrito criativo e de inovação de Barcelona, referência internacional criado há 20 anos. Juntamente com a expertise da professora Clarissa Stefani Teixeira, do Grupo VIA/UFSC, o Estreitar criou uma nova metodologia de implantação e operação diante das necessidades locais. O movimento ganhou ainda mais força quando a ACIF resolveu liderar institucionalmente as ações de desenvolvimento do plano de forma intensiva, coletiva e organizada.
Durante a apresentação e adesão da ideia, o Estreitar identificou 160 problemas por 27 pessoas envolvidas diretamente no projeto e com lideranças da região, dos bairros e moradores, e 250 soluções foram mapeadas.
O território de 300 hectares teve uma ocupação urbana desordenada, o que causou uma falta de identidade urbanística. E mesmo estando em uma região nobre, de frente para o mar, existe uma baixa valorização imobiliária. Mas há uma oportunidade para criar um novo ciclo de desenvolvimento econômico sustentável, transformando em ambiente urbano e dinâmico.
Para construir um futuro mais promissor para o distrito, o movimento quer recuperar a história e fortalecer a identidade do território junto aos moradores, estimulando a criatividade e despertando o interesse do cidadão. Com as ações sendo desenvolvidas e com o apoio da comunidade e das instituições, o Estreitar que criar uma interação entre as iniciativas do continente e da Ilha, apoiar a retomada econômica do território, fortalecendo os negócios locais e atraindo novas ações, empreendimentos e investimentos para a promoção do desenvolvimento sustentável. A intenção é transformar o Distrito em referência empreendedora, urbanística, estética e cultural até 2030.
Floripa Square: Primeiro projeto âncora do Estreitar
O Distrito Criativo Estreitar já nasceu com um grande projeto sendo desenvolvido na região. É o Floripa Square, um hub interativo icônico, onde se explora a jornada do marketing sob uma nova perspectiva. Através de uma megatela marcas se comunicam por meio de conteúdos incríveis, que despertam atenção, emoção e engajamento. É o maior painel de LED em rooftop da América Latina, na forma de uma galeria de arte visual, que vai trazer para a capital catarinense uma forma inovadora, criativa e dinâmica de comunicação.
O Floripa Square está justamente num ambiente em que o Distrito quer aproximar mais para o território que compreende os três bairros. Um complexo de habitat de inovação e diversas atividades e iniciativas empreendedoras. Um modelo que nasceu, a partir de uma visão do potencial de desenvolvimento de negócios inovadores da cidade e num bairro de grande potencial, mais ainda pouco explorado, como o Estreito.
O projeto inovador no Brasil chega para complementar a mídia regional, e movimentar o bairro e a comunidade, tanto do Continente quanto da Ilha. O Floripa Square é apenas o início da transformação do território, podendo atrair novas ações, oportunidades de empreendedorismo, trazendo assim um novo olhar para a importante região de Florianópolis. Um local onde todas as gerações vão se encontrar e poderão explorar, com uma área exclusiva com cenários indoor e outdoor altamente ‘instagramáveis’. É a união do entretenimento com a tecnologia.
Estreitar: Fortalecer a identidade do território
Além de trazer novos investimentos, o movimento quer resgatar a identidade do território potencializando o aspecto acolhedor e de qualidade dos espaços urbanos. Quer proporcionar serviços básicos de qualidade e opções de trabalho, moradia e uma vida segura em um espaço atraente que equilibra o antigo e o inovador, e ainda dar mais conforto e opções de lazer e cultura aos moradores. É uma forma do Estreitar se conectar diretamente com a comunidade para que ela possa morar, trabalhar, empreender e se divertir num ambiente criativo, vibrante e de oportunidades.